quarta-feira, 25 de junho de 2014
domingo, 22 de junho de 2014
sexta-feira, 20 de junho de 2014
terça-feira, 17 de junho de 2014
segunda-feira, 16 de junho de 2014
domingo, 15 de junho de 2014
quarta-feira, 11 de junho de 2014
domingo, 8 de junho de 2014
sábado, 7 de junho de 2014
TERMOGRAFIA EM EDIFÍCIOS
TERMOGRAFIA NA PERITAGEM DE EDIFÍCIOS
1. Termografia
A termografia por raios infravermelhos é a ciência de aquisição e análise de valores de temperatura obtidos a partir de câmaras termográficas.
Todos os materiais que conhecemos emitem energia (calor) na zona de radiação infravermelha do espectro electromagnético. A quantidade de energia transmitida por um material está relacionada com a sua temperatura.
As câmaras de infravermelhos (câmaras termográficas) conseguem ler esta radiação e transformam-na, dando-nos a conhecer a temperatura na superfície do material emissor.
2.Termografia em Edifícios
A análise termográfica de um edifício procura detectar a existência de incoerências nos padrões de temperatura dos elementos da construção, quando analisados nas mesmas condições. A ocorrência de diferenças nos padrões de temperatura indicia a existência de problemas.
As câmaras termográficas de infravermelhos permitem-nos, num exame não destrutivo, detectar e localizar problemas tão diversos como infiltrações em paredes e coberturas, falta de isolamento térmico em fachadas e coberturas, roturas em tanques, depósitos, em canalizações de água e em sistemas de ar condicionado; identificar o traçado de tubagens e a localização e dimensões de elementos estruturais embebidos em paredes; detectar e existência de colónias de insectos no interior de elementos de madeira da construção; analisar o sistema e equipamentos eléctricos; ...
A termografia é hoje reconhecida como uma técnica de análise de edifícios rápida, económica e extremamente potente.
Veja, nas imagens abaixo, como o recurso à termografia nos permite detectar alguns dos problemas aqui referidos.
Subscrever:
Mensagens (Atom)