XANGAI - O governo chinês está pressionando por um abalo drástica da superlotação indústria de células solares do país, apoiando apenas um quarto dos jogadores e praticamente dizendo o resto de sair do negócio.
O Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação anunciou uma lista de 134 produtores de materiais de silício, painéis solares e outros componentes de sistemas fotovoltaicos como satisfazendo certas condições, medida até 2012 a produção, utilização da capacidade e normas técnicas.
Num sector diz ter mais de 500 empresas, o movimento do ministério significa que três quartos não fazer o corte - incluindo a subsidiária núcleo da Suntech Power, que foi à falência em março, e Jiangsu Shungfeng Tecnologia Fotovoltaica, salvador arranque da Suntech .
Estas empresas não serão capazes de obter linhas de crédito de instituições financeiras e, portanto, terá um empréstimo momento difícil, de acordo com especialistas do setor. Eles vão também deixarão de ser elegíveis para as restituições de tarifas de exportação, um grande golpe para as empresas que dependem de negócios no exterior. Na frente da casa, que vai ser difícil para eles para participar de leilões de serviços públicos estatais ', fortemente reduzindo suas oportunidades de ganhar encomendas.
"Isso vai ajudar a eliminar o excesso de capacidade da indústria", disse Jian Xie, diretor de operações da fabricante líder de célula JA Solar. "A lista será revista a cada seis a 12 meses, com base em padrões de desenvolvimento de negócios e de tecnologia."
Indústria fotovoltaica da China vem enfrentando ventos contrários dura desde 2012 em meio a desaceleração da demanda na Europa, o maior mercado do mundo. Atritos comerciais do país com os EUA ea Europa não está a ajudar, também. Mesmo Suntech, que se tornou o maior produtor de célula solar do mundo em um ponto, viu sua subsidiária núcleo ir abaixo. Empresas de médio porte estão ficando à tona apenas por causa do apoio dos governos locais.
Raios de luz que espreita através de
Mas o mercado está finalmente mostrando sinais de vida nos últimos tempos.Yingli Green Energy, o maior jogador do mundo, informou um salto de 60% ano-a-ano em vendas para o trimestre julho-setembro, enquanto Trina Solar balançou para o preto em uma base líquida.
O preço médio de módulo solar caiu nos trimestres de 2012 abril-junho e julho-setembro, mas a queda foi mais suave do que 1% no mesmo período deste ano, segundo a empresa de pesquisa de mercado NPD EUA Solarbuzz. Demissões em os EUA e na Europa, incluindo em dificuldades alemães empresa Q-Cells, ganhou força, aliviando o excesso de oferta.
A demanda global subiu para um recorde de 9 milhões de quilowatts no trimestre de julho a setembro deste ano, em meio de crescimento na China, o Japão e os EUA A analista Solarbuzz vê demanda saltando de 30% do nível projetado este ano para chegar a 45 milhões de quilowatts em 2014.
Na China, os mercados que oferecem margens elevadas tendem a atrair um grande número de participantes, muitas vezes resultando em situações de excesso de oferta. O governo declarou excesso de capacidade em várias outras indústrias, incluindo as de aço, cimento e construção naval, e está chamando para a consolidação.
Mas é incomum para o governo para eliminar jogadores fracos desempenho e dificultar a sua continuação. O foco daqui para frente é se o mesmo esquema será utilizado na siderurgia e outros setores que são dominados por empresas estatais apoiadas por governos municipais.
Sem comentários:
Enviar um comentário